EXPOSIÇÃO MUSEU VIRTUAL ABP

TERMO DE EXECUÇÃO CULTURAL 12/2024

VOCÊ ESTÁ NO halL

“A ABP”

Bem vindo a exposição museu virtual ABP.

O acervo desse hall evidencia o caminho para a fundação da ABP, em 2002.

A ABP Esporte, Educação e Cultura nasceu como Academia Brancas & Pretas de Damas, Xadrez, Jogos Pedagógicos e Esportes e começou a ter sua história escrita no primeiro semestre de 2002 e finalizando todo trabalho em meio as disputas dos Jogos Regionais daquele ano, realizado em Osvaldo Cruz, quando da visita de Lélio Marcos Luzes Sarcedo (então presidente da Federação Paulista de Damas – FPJD) e Roberto Telles de Souza (diretor técnico da FPJD).

Depois de nove anos e muitas experiências conquistadas pelos adeptos do esporte intelectual veio por iniciativa dos damistas Sidnei Oliveira Souza e Ana Paula de Freitas, em abril de 2002, o início de estudos para a criação de um clube esportivo, após receber um exemplar da Revista Domínio Central, com modelo de estatuto e passo a passo para fundação de clubes no Brasil.

A primeira competição disputada pela equipe foram os Jogos Regionais em julho de 1993, onde dentre 25 municípios participantes, Parapuã obteve a 7ª colocação. Nessa década modalidade aumentava seus adeptos e torneios através de ações da Comissão Municipal de Esportes junto as escolas estaduais do município através do Interescolar de Damas de Parapuã, realizado em mais de dez edições.

Nos Jogos Regionais em Osvaldo Cruz, entre 19 a 27 de julho, aconteceram os encontros que definiram as diretrizes e caminho para a fundação da organização.

Desejamos a você uma ótima viagem pela nossa exposição virtual.