Crescimento institucional marca quadriênio antes da pandemia
O quadriênio entre 2017 a 2020 marcou um grande avanço institucional da Organização em todas as esferas de ação.

1. Programa Aprender Brincando chega ao ápice
O programa Aprender Brincando chega em 2017 ao ápice de beneficiados, sendo disponibilizados a 100% dos alunos da rede de ensino fundamental anos iniciais. Ação proposta pela diretoria municipal de Educação Glaúcia Canalis de Souza, oportunizou através da gestão com a administração municipal esse enquadramento, proporcionando a amplitude do programa que é referência nacional do jogo de damas em ambiente escolar. Isso proporciona beneficiar mais de 500 alunos anualmente.
2. Parceria com a AtivaMente proporciona mais qualidade a programa
A metodologia AtivaMente e a ABP firmam parceria em 2018 para utilização da metodologia de ensino de jogo de damas nível escolar “Aprendendo e Ensinando Jogo de Damas” para o programa Aprender Brincando. Essa ação moldou todo projeto na damas internacional (100 casas) e com aulas e cronograma todos pré definidos já no início do ano. A metodologia, desenhada na forma pedagógica espiral propõe uma evolução contínua ano após ano letivo.
3. Novo ciclo nas equipes promove exportação de atletas
O crescimento do programa Aprender Brincando refletiu nos talentos direcionados as equipes de damas de Parapuã, oportunizando inclusive a exportação de atletas aos municípios de Dracena, Osvaldo Cruz, Inúbia Paulista e Rinópolis para disputas regionais.
4. Equipes campeãs
Medalhas de ouros e pratas marcam os resultados significativos das equipes nos Jogos Regionais, com uma geração de atletas de 11 a 14 anos de idade, dentro da categoria até 21 anos.
5. Melhor escola do Estado
A parceria da ABP com a Escola Estadual Maria Helena Basso Antunes proporcionou um ano de 2018 repleto de conquistas no âmbito escolar culminando com a equipe masculina sendo campeã estadual escolar até 13 anos (mirim) e a equipe feminina sendo vice-campeã estadual escolar na mesma categoria etária.
6. Pandemia mundial bloqueia ações presenciais
O início de 2020 foi marcado pelas restrições impostas pela pandemia mundial da COVID-19, que bloqueou todas as ações públicas presenciais, deixando a ABP em stand-bye com todas as suas ações até novas ordens dos órgãos sanitários responsáveis.
7. Nova nomenclatura para novos horizontes
A Academia Brancas & Pretas, após aprovação em assembleia geral, passou a se chamar ABP Esporte Educação e Cultura. A alteração foi fruto do grande e sedimentado crescimento da organização fora da redoma do jogo de damas, com ações sistematizadas nas áreas educacional e cultural.
