EXPOSIÇÃO MUSEU VIRTUAL ABP

TERMO DE EXECUÇÃO CULTURAL 12/2024

VOCÊ ESTÁ NO halL

“DAMAS ANTES DA ABP”

Bem vindo a exposição museu virtual ABP.

O acervo desse hall evidencia a realidade do jogo de damas antes da fundação da ABP, em 2002.

Oficialmente o jogo de damas como esporte iniciou-se em março de 1993, quando um grupo de amigos adeptos dos esportes intelectuais se reuniram na sede do Parapuã Piscina Clube para a formação da primeira equipe de jogo de damas de Parapuã. Na reunião, liderada e convocada pelo amigo esportista Ovídio Aparecido Dantas Alves, estiveram presentes os enxadristas Daniel de Lima, Luciano de Lima e Odaílson Bortoletto e os damistas Hélio Albino e Sidnei Oliveira Souza. Ali foi formada a equipe de damas de Parapuã que teve sua formação composta por Sidnei, Hélio, Odaílson e Marco Kazuyoshi Motoki (também enxadrista, que não pode estar presente nessa reunião).

Começava a história do jogo de damas esportivo em Parapuã e nascia o desejo de desenvolver o esporte de uma maneira mais organizada e menos romântica, como que era feito na década pelo Estado afora. Foram anos de amadorismo e romantismo do esporte até que as notícias chegassem a nossa região pela revista Domínio Central. Ali iniciava timidamente a criação da ABP, pois foi publicado em uma das suas edições o modelo de estatuto e ata de fundação para um clube.

A primeira competição disputada pela equipe foram os Jogos Regionais em julho de 1993, onde dentre 25 municípios participantes, Parapuã obteve a 7ª colocação. Nessa década modalidade aumentava seus adeptos e torneios através de ações da Comissão Municipal de Esportes junto as escolas estaduais do município através do Interescolar de Damas de Parapuã, realizado em mais de dez edições.

Antes dos anos 90 o jogo de damas, segundo relatos de parapuenses, era jogado de forma recreativa. Nos anos 70 e 80 jogar damas era uma atividade muito bem vista pela sociedade, o que evidenciava a personalidade do jogador. O ponto de encontro mais conhecido para boas partidas de damas nos anos 80 era a Sorveteria do Nardo, na Estação Rodoviária do município. O Clube da Piscina também disponibilizava mesas com tabuleiro para os filhos dos truqueiros durante as tardes de finais de semana que lotava o pátio externo para a prática do truco. Importantes personalidades da cidade como o prefeito Guido Belone, Nardo sorveteiro e Celso relojoeiro, dentre outros, se destacavam na prática do jogo de damas.

Desejamos a você uma ótima viagem pela nossa exposição virtual.